Projeto de Leitura – Encontro Presencial
Texto: Pausa (Moacyr Scliar)
Público-alvo: 7º
Ano do Ensino Fundamental
Tempo Previsto: 6
aulas
Conteúdos: Trabalhar com o gênero
“conto” e seus elementos (tempo/ espaço/ foco narrativo/ enredo); Uso da figura
de linguagem (personificação); Discurso direto (dialogo).
Competências e habilidades:
Interpretar um texto pertencente ao gênero em estudo; identificar os elementos
narrativos.
Estratégias: leitura compartilhada e
interpretação do texto: “Pausa”, com os alunos fazendo as intervenções
necessárias; discussão oral.
Recursos: Cópia do texto para todos
os alunos; Uso dos recursos midiáticos (aparelho de som) e sala de informática.
1ª e 2ª Aula – Antes da Leitura
Levantamento do Conhecimento Prévio
Habilidades:
- Explorar o Título (sentido
da palavra), o autor do texto Moacyr Scliar;
- A função do gênero –
conto.
- Levantar os conhecimentos
prévios dos alunos através do questionamento com boas perguntas:
1- O que você entende sobre
a palavra – Pausa?
2- O que você espera que vai
ter no texto?
3- “Pausa” lembra o que?
4- Qual a função do texto?
5- Vocês conhecem o autor
“Moacyr Scliar”? Quem é ele?
6- Já ouviram outras histórias
que ele escreveu?
Observação: Neste momento o
professor deve garantir a máxima circulação de Informações sobre o sentido do
Título, as informações sobre o autor.
3ª e 4ª Aula – Durante a Leitura
Leitura Compartilhada do Texto – “Pausa”
Habilidades:
- Localização ou construção
do tema ou ideia central;
- Levantamento das palavras
desconhecidas – vocabulário - (uso do dicionário);
- Confirmação das
expectativas do sentido criado antes da leitura;
- Identificação dos
elementos da correria do dia-a-dia dentro do texto;
- Identificação dos
elementos da narrativa (tempo, espaço, enredo, personagens, foco narrativo);
- Identificação das palavras
chaves (pistas);
- Identificação da figura de
linguagem “Personificação” no texto;
- Construção do sentido
global do texto;
- Identificar o uso do
discurso direto pelo narrador (diálogos);
- Apresentar o texto por
partes para os alunos e questioná-los com boas perguntas durante a leitura:
1- Por que Samuel prepara
sanduiches para almoçar no domingo?
2- Descreva os personagens –
Samuel e sua esposa?
3- Que relação que ele tem
com a sua esposa?
4- O que você acha que ele
vai fazer no hotel pequeno e sujo em pleno domingo?
5- Qual o motivo que leva
Samuel sair de casa no domingo cedo?
6- Por que o Samuel não fica
em casa com a sua família no domingo?
7- O que significa o sonho
do Samuel para você?
5ª e 6ª Aula – Depois da Leitura
Habilidades
- Construção da síntese
semântica do texto;
- Trabalhar com a
Intertextualidade (música).
1- Trabalhar
com a Música: Cotidiano (Chico Buarque), com o objetivo da intertextualidade com
o texto – Pausa, utilizando o aparelho de som.
2- O que a música quer nos
mostrar?
3- Neste momento o professor
deve propor ao aluno que ele reflita sobre a sua rotina; faça a relação que Domingo
é um dia de estar com a família, ou seja, dar uma Pausa (descanso), mas que no
texto o personagem Samuel foge da sua realidade.
4- Para finalizar levar os
alunos na sala de Informática para assistirem o vídeo no YOUTUBE – “Pausa” de Moacyr Scliar.
PAULA IRINA SLOBODTICOV DA SILVA
Nenhum comentário:
Postar um comentário