sábado, 15 de junho de 2013

Texto: Pausa (Moacyr Scliar)



Projeto de Leitura – Encontro Presencial
Texto: Pausa (Moacyr Scliar)

Público-alvo: 7º Ano do Ensino Fundamental
Tempo Previsto: 6 aulas
Conteúdos: Trabalhar com o gênero “conto” e seus elementos (tempo/ espaço/ foco narrativo/ enredo); Uso da figura de linguagem (personificação); Discurso direto (dialogo).
Competências e habilidades: Interpretar um texto pertencente ao gênero em estudo; identificar os elementos narrativos.
Estratégias: leitura compartilhada e interpretação do texto: “Pausa”, com os alunos fazendo as intervenções necessárias; discussão oral.
Recursos: Cópia do texto para todos os alunos; Uso dos recursos midiáticos (aparelho de som) e sala de informática.
1ª e 2ª Aula – Antes da Leitura
Levantamento do Conhecimento Prévio
Habilidades:
- Explorar o Título (sentido da palavra), o autor do texto Moacyr Scliar;
- A função do gênero – conto.
- Levantar os conhecimentos prévios dos alunos através do questionamento com boas perguntas:
1- O que você entende sobre a palavra – Pausa?
2- O que você espera que vai ter no texto?
3- “Pausa” lembra o que?
4- Qual a função do texto?
5- Vocês conhecem o autor “Moacyr Scliar”? Quem é ele?
6- Já ouviram outras histórias que ele escreveu?
Observação: Neste momento o professor deve garantir a máxima circulação de Informações sobre o sentido do Título, as informações sobre o autor.

3ª e 4ª Aula – Durante a Leitura
Leitura Compartilhada do Texto – “Pausa”
Habilidades:
- Localização ou construção do tema ou ideia central;
- Levantamento das palavras desconhecidas – vocabulário - (uso do dicionário);
- Confirmação das expectativas do sentido criado antes da leitura;
- Identificação dos elementos da correria do dia-a-dia dentro do texto;
- Identificação dos elementos da narrativa (tempo, espaço, enredo, personagens, foco narrativo);
- Identificação das palavras chaves (pistas);
- Identificação da figura de linguagem “Personificação” no texto;
- Construção do sentido global do texto;
- Identificar o uso do discurso direto pelo narrador (diálogos);
- Apresentar o texto por partes para os alunos e questioná-los com boas perguntas durante a leitura:
1- Por que Samuel prepara sanduiches para almoçar no domingo?
2- Descreva os personagens – Samuel e sua esposa?
3- Que relação que ele tem com a sua esposa?
4- O que você acha que ele vai fazer no hotel pequeno e sujo em pleno domingo?
5- Qual o motivo que leva Samuel sair de casa no domingo cedo?
6- Por que o Samuel não fica em casa com a sua família no domingo?
7- O que significa o sonho do Samuel para você?

5ª e 6ª Aula – Depois da Leitura
Habilidades
- Construção da síntese semântica do texto;
- Trabalhar com a Intertextualidade (música).
1- Trabalhar com a Música: Cotidiano (Chico Buarque), com o objetivo da intertextualidade com o texto – Pausa, utilizando o aparelho de som.
2- O que a música quer nos mostrar?
3- Neste momento o professor deve propor ao aluno que ele reflita sobre a sua rotina; faça a relação que Domingo é um dia de estar com a família, ou seja, dar uma Pausa (descanso), mas que no texto o personagem Samuel foge da sua realidade.
4- Para finalizar levar os alunos na sala de Informática para assistirem o vídeo no YOUTUBE – “Pausa” de Moacyr Scliar.

PAULA IRINA SLOBODTICOV DA SILVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário