Ano: 9º ano – Ensino Fundamental
Aulas previstas: 08 aulas
Conteúdo: conto, retomada das características da narrativa.
Estratégias: Leitura e levantamento de questões
acerca do texto; intertextualidade com outros gêneros e textos: “Feliz
Aniversário”, Clarice Lispector; “Vidas Secas”, Graciliano Ramos; “Vou-me
embora pra Pasárgada”, Manuel Bandeira.
Trabalhar com as seguintes palavras: Conto, Cotidiano, Pausa, Análise,
Interpretação.
Competências e habilidades:
Reconhecer
as características do gênero e fazer com que o aluno seja capaz de
entender a finalidade social desse gênero, podendo vir a fazer uso dele.
Entender e
fazer uso das características do texto literário, contextualizando-o no momento
histórico.
Material: folhas xerocopiadas, livro
didático, livros de projetos da Prodesc
e uso da SAI para pesquisas.
Habilidades
de leitura – Antes da leitura
1ª aula
*Levantamento
do conhecimento prévio sobre o assunto ( com esta análise espera-se que o aluno
consiga perceber aspectos de nosso cotidiano que muitas vezes passam
despercebidos). Este estudo pode levar o
aluno a escolhas mais maduras para o futuro pessoal e profissional, afinal o
ficcional pode ser muito humano e passível de realidade.
*Antecipação
do tema;
*
Questionamento acerca do conhecimento do autor
( conhecer a linha de raciocínio do autor é importante para entender
melhor o que deseja ao leitor).
O que significa a palavra pausa?
Em que
momentos fazemos pausas?
Refletir acerca de nós mesmos é importante?
*Apresentar
o texto
Inferências a
respeito do porquê do texto receber esse título;
Inferências
a respeito do gênero;
2ª e 3ª aulas – Durante a leitura
*Ler o texto
até a 20ª linha – fazer pausa;
*
Confirmação das inferências anteriores;
*levantamento
das suspeitas do restante do texto;
*Continuação
da leitura e fechamento da discussão sobre a confirmação ou não das
inferências;
* Levantamento da ideia central:
Samuel foge
da rotina alugando um quarto de hotel aos domingos, usando um codinome,
Isidoro.
Ressaltar
que a caracterização do ambiente é importante para a construção da cena e da
verossimilhança do texto, bem como é parte responsável pela constituição de
sentido da construção do personagem na mente do leitor.
*Levantamento de questões implícitas
no texto:
Por que o
personagem tem essa atitude com relação à família?
Repare na
caracterização da mulher do personagem. O que você achou dela? Repare na
caracterização dela e comente. Observe a expressão: “Azedume na voz”.
“Provavelmente a mulher é rejeitada
pelo protagonista que prefere comer sanduíches num quarto sujo de hotel a
desfrutar a sua companhia em uma refeição em casa”.
O que será
que nosso personagem pensa dela?
Você já teve vontade de se “esconder” das pessoas?
Por quê?
*Sugestões de trabalhos
intertextuais:
O conto
oferece a possibilidade de atividades com trechos de “Vidas Secas”: Tanto
Graciliano como Scliar, mostram que os diálogos curtos servem para passar a
ideia de que o ambiente modifica o homem, tornando-o mais “seco”. Aqui a pressa
é o mal que atinge o homem moderno. O despertador é a famosa peça que prova que a rotina persegue a todos. Cabe
a cada um saber conviver com ela para, justamente escapar do tema do conto: O
estresse.
Uma outra
opção é o poema “Vou-me embora pra Pasárgada” em que desejos não realizados em
ambos os textos, mostram a fuga da realidade e o fato de que o tempo não volta.
Uma boa reflexão para o aluno posicionar-se já na sociedade como futuro agente
da mesma.
Quando
refugia -se em sonhos, Samuel procura um meio de adentrar outro mundo, fugindo
do estresse, implicações do homem moderno; já Bandeira vê um meio de realizar
coisas que as forças físicas não lhe permitem mais.
Um terceiro
momento poder ser a análise do perfil psicológico de Samuel, comparado ao
personagem do conto “Feliz Aniversário” em que aborda muito bem o assunto.
5ª,
6ª, 7ª e 8ª Aulas – Depois da leitura
*Trabalhar o
gênero e os verbos: tempos verbais;
*Foco
narrativo;
*marcas de
tempo e espaço;
*Coesão e
coerência;
*finalidade
social do gênero;
*Tempo
cronológico e tempo psicológico;
*Linguagem
empregada.
*Avaliação:
Observação
da participação do aluno nas discussões;
Solicitar
uma produção do gênero e verificar se o aluno consegue inserir no texto as
características solicitadas;
*Auto
avaliação do professor:
Consegui
mediar o conhecimento?
O conteúdo
estava apropriado?
Quantos
alunos apresentaram mais dificuldades?
Bibliografia
1.Scliar, Moacyr. In Alfredo Bosi. O
Conto Brasileiro Contemporâneo.São Paulo: Cultrix,s/d. p.275-277.
2. Kleiman, Angela. Oficina de
leitura: teoria e pratica. Campinas, SP: Pontes,3ª a. edição,1993.
3. Projeto tecendo leituras de
Secretaria de estado da educação de são Paula -2005.
4. DOLZ, Joaquim: SCHNEUWLY. Bernard,
Gêneros e progressão em expressão oral e escrita- elemento para reflexão sobre
uma experiência suíça (francófona). In: Gêneros orais e escritos na escola.
Campinas: Mercado das Letras. 2010
5. ROJO.R.H.R.(2002) A concepção de
leitor e produtor de textos nos PCNs:”Ler é melhor do que estudar”. In M.T.A.
Freitas &S.R. Costa (orgs) Leitura e Escrita na Formação de Professores.
PP.31-52. SP: Musa/UFJF/INEP-COMPED.
Grupo 2
Professores envolvidos: Janete Ap.
Bérgamo, Roseli Meira, Adriana , Carlos.
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